quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

O que é uma Rave?

                                        Esta famosa foto foi tirada  no Festival de Woodstock
O festival exemplificou a era hippie e a contracultura do final dos anos 1960 e começo de 70. Trinta e dois dos mais conhecidos músicos da época apresentaram-se durante um chuvoso fim de semana defronte a meio milhão de espectadores. Apesar de tentativas posteriores de emular o festival, o evento original provou ser único e lendário, reconhecido como um dos maiores momentos na história da música popular.
Podemos considerar que o evento Woodstock foi o "avô das raves", pois acho que o que tem em comum, é a quebra de paradigmas impostos pela sociedade, estimulando a paz e a igualdade entre as pessoas e hoje ainda promove a conscientização da sustentabilidade.
As cartucheiras, além de seu uso prático no dia -à -dia, também são muito usadas por frequentadores de Raves, então vamos esclarecer um pouco sobre a rave,  local onde elas acontecem e o intuito delas.
Rave é um tipo de festa que acontece em sítios (longe dos centros urbanos) ou galpões, com música eletrônica. É um evento de longa duração, normalmente acima de 12 horas, onde DJs e artistas plásticos, visuais e performáticos apresentam seus trabalhos, interagindo, dessa forma, com o público. O termo "rave" foi originalmente usado por caribenhos de Londres em 1960 para denominar sua festa local. Em meados da década de 80, o termo começou a ser usado para descrever uma cultura que cresceu do movimento "acid house" de Chicago e evoluiu no Reino Unido Hoje em dia existe outra denominação que caracteriza Rave de pequeno porte, conhecida como PVT ou seja, "private" (festa privada), na qual a maioria das pessoas que comparecem são convidados e convidados dos convidados, sendo realizados também em sítios, chácaras ou outros lugares ao ar livre.
Sub-Estilos da música eletrônica comumente tocados em Raves: House, Electro, Techno, Minimal, Psy Trance, entre outros.
Há também as festas denominadas Indoor, que designam um significado para as raves que acontecem em lugares fechados, o oposto das Open Air que do termo em inglês significa ao ar livre. As musicas executadas pelos dj's das festas indoors, preferencialmente, são as vertentes do house (o tech house, progressive house, deep house e o electro house),segmentando dessa maneira as vertentes do Trance (psy trance, progressive trance, full on morning, full on groove, e outras) Para as festas Open Air (ao ar livre).

As cartucheiras com simbologias são as mais procuradas para esses eventos, são símbolos que representam a paz, união e sons do universo, como por exemplo esta com o símbolo do OHM.


                                          
O OHM é uma letra do alfabeto fonético do sânscrito (antiga língua hindu).  Segundo o hinduísmo, ohm é o som do universo. É o barulho que o cosmos faz. O som universal que se houve como barulho de fundo por todo o universo. É como se fosse um eco do BigBang, a explosão primordial que deu inicio a formação do nosso universo.
Há outras definições, mas para o contexto rave, é um dos mais apropriados.
Hoje em dia os artistas que divulgam o simbolo, a representam de maneira mais estilizada.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário